Começa a Olimpíada Brasileira de Robótica no Ceará

O evento é aberto ao público e a expectativa é que 2 mil pessoas passem por lá

por Roberto Junior sex, 18/10/2013 - 15:53

A manhã desta sexta-feira (18) marcou o início da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que segue até o domingo (20), das 8h às 18h, em Fortaleza. A expectativa é que 20 mil pessoas passem pelo evento, promovido pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). O Ginásio Poliesportivo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) recebe 68 equipes compostas por alunos de escolas de ensino médio e fundamental (públicas e particulares) de todo o Brasil.

Para participar da competição nacional, na capital cearense, os alunos foram estimulados a construir robôs que simulam o resgate de vítimas, e se classificaram em finais Regionais, realizadas ao longo de 2013, em 21 estados brasileiros. Foram ao todo realizadas 800 inscrições para a competição, de onde foram tiradas 68 equipes, que se classificaram para a final. Os vencedores desta etapa se classificarão para representar o País na RoboCup Junior Mundial, em julho de 2014, no Brasil, que acontece durante a Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

O estudante Fernando Gomes, de 15 anos, é um dos representantes de João Pessoa, Paraíba, na competição. “Estávamos treinando e praticando, criamos nossa própria pista dentro dos padrões, com nossos próprios robôs, chegamos no regional e arrasamos lá, demos um show, a expectativa é de vitória aqui”, afirmou.

Além da disputa, uma prova teórica também foi realizada. Foram mais de 50 mil inscritos de todo o país, onde 27 alunos, por Estado, que obtiveram o melhor desempenho, terão a oportunidade de fazer um minicurso de robótica durante o evento.

Fernando Sobreira, Coordenador de Engenharia de Controle e Automação da UniFor e um dos organizadores do evento, comemorou o sucesso. “É o segundo ano consecutivo que realizamos o evento aqui. A importância está em mostrar a sociedade à tecnologia, além de incentivar os novos alunos a se envolver nessa área tecnológica", disse ele, que falou também sobre a grandeza e importância da OBR. “Estamos com cerca de 1500 participantes no total e o evento abrange qualquer área de conhecimento, independente da área de tecnologia, é para todas as idades, e busca encher os olhos de quem passa pela feira", concluiu.

COMENTÁRIOS dos leitores