Google terá que apresentar dados do Street View no Brasil
Caso a empresa não atenda à ordem em cinco dias após a intimação, deverá pagar multa diária de R$ 100 mil
A gigante Google foi condenada pela Justiça de Brasília por coletar ilegalmente dados nos locais visitados pelos carros do Street View. Além de emails, informações como senhas também foram capturadas desde 2009, ano em que a companhia começou a circular no País. A ação, que foi aberta em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI), prevê que a companhia deve apresentar todos os dados coletados. Caso a empresa não atenda à ordem em cinco dias após a intimação, deverá pagar multa diária de R$ 100 mil.
O instituto afirmou que a Google já havia sido notificada extrajudicialmente para saber que coleta de dados ilegal estava acontecendo. Em resposta, a companhia alegou que todos os equipamentos dos carros foram desinstalados em maio de 2010 e que as informações adquiridas estavam guardadas de modo inacessível.
Em nota, a empresa se defendeu. "O Google sempre se preocupa com o respeito à privacidade. Todos os aspectos relacionados à coleta de dados no projeto Street View foram endereçados tão logo identificados em 2010 e não há nenhum fato novo", afirmou. A companhia ainda não informou se irá recorrer da decisão.