Drone atua como salva vidas no Irã
Apesar dos testes com resultados positivos, o aparelho ainda não está pronto para o mercado
Se alguns drones são acusados de matar, outros servem para salvar vidas. Um laboratório de pesquisas iraniano, o RTS Lab, criou um robô aéreo para auxiliar o salvamento de pessoas no mar. Pars, como é chamado, é um aparelho multirotor projetado para transportar e soltar boias para as pessoas que estão em apuros. Criado há aproximadamente um ano, o protótipo está sendo testado no Mar Cáspio, que banha seu país de origem.
Como o mar Cáspio tem sido cenário de diversos afogamentos neste ano, inclusive um onde seis estudantes se afogaram juntos, espera-se que o drone diminuía significativamente o número de tragédias, já que ele pode auxiliar diversas pessoas concomitantemente. Como muitos aparelhos deste tipo, Pars pode ser controlado através de GPS e retornar automaticamente para a base quando terminar sua missão salva-vidas.
De acordo com o laboratório criador do aparelho, o drone pode ser até 50 segundos mais rápido que um profissional salva-vidas classificado como regular. Além disso, o aparelho também foi testado durante a noite, já que possui luzes LED para auxiliar a procura de nadadores às escuras.
Apesar dos testes com resultados positivos, o aparelho ainda não está pronto para o mercado. Segundo o laboratório, ainda é necessário corrigir erros pontuais para que o drone seja comercializado internacionalmente. Unido a este impasse, está a falta de recursos para financiar a produção em massa.
Confira Pars em ação: