Drone é criado para retirar feridos dos campos de batalha

Sua grande vantagem é poder operar em áreas onde helicópteros não podem fazer pousos

por Nathália Guimarães seg, 03/02/2014 - 09:56
Divulgação/Facebook Por enquanto, a aeronave está em fase de testes e seu primeiro protótipo é capaz de carregar até 500 kg Divulgação/Facebook

Se alguns drones servem para realizar entregas e outros são acusados até mesmo de espionagem, alguns servem para salvar vidas. Este é o caso do AirMule, um veículo não tripulado que foi criado para retirar soldados feridos dos campos de batalha. Por enquanto, a aeronave está em fase de testes e seu primeiro protótipo é capaz de carregar até 500 kg.

Sua grande vantagem é poder operar em áreas onde helicópteros não podem fazer pousos. Com capacidade para carregar até duas pessoas, o AirMule também pode atuar em entregas de cargas. Basta dar as coordenadas para que o veículo circule de um ponto a outro e ele fará seus rotores internos funcionarem.

Quando a empresa israelense Urban Aeronautics divulgou o conceito do AirMule, em 2008, era difícil imaginar que o drone conseguiria obter resultados satisfatórios. Mas no final de 2013 a companhia anunciou que o veículo tinha realizado com sucesso uma série de voos totalmente automáticos.

Confira o protótipo em ação:









COMENTÁRIOS dos leitores