Cientistas criam lente de contato que permite visão raio-x

Lente consegue captar o espectro infravermelho, incluindo até luz ultravioleta

seg, 24/03/2014 - 18:35
Reprodução/ Internet Invenção é possível graças a utilização do grafeno, material que é formado por uma única camada de átomos de carbono, onde é possível fazer pequenas lâminas de diâmetro Reprodução/ Internet

Recentemente alguns engenheiros da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma lente de contato que tem como objetivo fazer com que o usuário consiga enxergar no escuro. A lente consegue captar o espectro infravermelho, incluindo até luz ultravioleta. Esta invenção é possível graças a utilização do grafeno, material que é formado por uma única camada de átomos de carbono, onde é possível fazer pequenas lâminas com diâmetro mínimo.

As lentes funcionam, mais ou menos, da seguinte forma:  quando a luz infravermelha atinge o topo da camada de grafeno, ela consegue deslocar elétrons, fazendo com que o olho consiga "enxergar" os sinais emitidos. Este processo é amplificado pela corrente elétrica, gerando a sensação de visão no escuro. 

Desta maneira, esse tipo de tecnologia poderá ajudar médicos a monitorar fluxo sanguíneo dos pacientes, em um processo semelhante ao raio x.

COMENTÁRIOS dos leitores