Testamos o Oculus Rift: um passeio na realidade virtual

Experiência com o gadget é incrivelmente realista

por Guilherme Jacobs seg, 21/07/2014 - 09:00

É possível perceber uma tendência na indústria da tecnologia. Praticamente toda semana é divulgada alguma notícia sobre realidade virtual, e grandes empresas como Sony, Facebook, Google e Samsung já estão se aventurando dentro da área. A empresa referência no segmento é a Oculus VR, fabricante do headset Oculus Rift. A convite da equipe do laboratório Voxar Labs, que faz parte do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) , o Portal LeiaJá pôde testar o aparelho para contar como é a experiência.

O equipamento cedido pela equipe do Voxar Labs ainda é o primeiro kit de desenvolvimento - o segundo foi lançado neste mês nos Estados Unidos. E, apesar de não ser o modelo mais atual, a tecnologia ainda impressiona. O design do aparelho, no entanto, não é confortável. Além de fazer uma certa pressão na testa, é necessário o uso de um cabo, impedindo que o usuário caminhe à vontade.

Mas no momento em que os testes começam, todos os problemas se dissolvem e a experiência é completamente diferente de qualquer outra. O dispositivo rastreia todos os movimentos da cabeça e conta com visão em 360º. Além disso, também é possível conectar um controle no PC para ajudar a jogatina.

Durante o teste, foram utilizadas duas demonstrações. Na primeira, que foi a mais impressionante, o usuário se vê em uma montanha russa que passa por dentro de uma cidade medieval, digna de um romance de J.R.R. Tolkien. A resolução ainda não é Full HD e os gráficos não são nada especiais, mas ainda assim o Oculus Rift consegue imergir o usuário na realidade virtual. No teste, a capacidade de perceber a altura das coisas, olhar para baixo enquanto o carrinho subia a montanha russa gerou uma sensação de altura e medo de cair. 

É possível perceber toda capacidade da realidade virtual quando o carrinho inicia uma enorme descida e ganha velocidade. Quem usa, mal consegue manter o equilíbrio. Mesmo sabendo que o que está sendo visualizado é uma demonstração virtual, o corpo reage de forma visceral a maioria dos acontecimentos. 

A segunda demonstração foi criada pela equipe do Voxar Labs. Nela, foi possível visitar o interior e o exterior dos estádios da Copa do Mundo 2014. Esta demo venceu uma competição que premiou a equipe com o Rift, e utiliza imagens do Google Street View para colocar o usuário dentro dos ambientes. Apesar de não ser tão impressionante quanto a experiência de andar em uma montanha russa virtual, o passeio serve para mostrar as possibilidades turísticas abertas graças à realidade virtual. 

Onde usar o Rift?

A Voxar Labs estará na Campus Party Recife, que começa nesta quarta-feira (23). Por lá, a equipe do laboratório disponibilizará o Oculus Rift para quem quiser experimentá-lo. A demonstração dos estádios da Copa será modificada e vai permitir visitar bairros do Recife dentro da realidade virtual.

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