Erro causa vazamento de dados dos usuários do app 99Taxis
Falha na hora de enviar e-mails expôs diversos endereços
Na manhã desta quinta-feira (4), os dados de usuários do aplicativo para chamar taxis, 99Taxis, vazaram por um erro em um e-mail enviado por um dos promotores da ferramenta. Os endereços de e-mail dos clientes não foram colocados em cópia oculta. Procurado pela equipe do Portal LeiaJá, o CEO do 99taxis, Paulo Veras, afirmou que o erro ocorreu por falha humana.
Os usuários que receberam o e-mail responderam com várias reclamações, pedindo que fossem removidos da lista. Um deles chegou a citar a lei de contravenções que pode gerar prisão de 15 a dois meses de prisão.
Veras confirmou que tudo aconteceu por um descuido do promotor na hora de colocar os e-mails no campo de cópia oculta. "A 99Taxis é amiga dos passageiros, todas as nossas ações tem como objetivo melhorar o serviço de táxi e a vida de taxistas e passageiros. Lamentamos que alguns passageiros de forma aberta tenham sido copiados numa mensagem recente," comentou o CEO.
"Nenhum outro dado foi disponibilizado, mas sabemos que alguns taxistas ficaram incomodados com o ocorrido e pedimos desculpas. Prezamos pela guarda das informações dos taxistas e sempre trabalhamos com a intenção de atendê-los bem", completou.
Foram mais de 400 e-mails expostos, e há inclusive endereços eletrônicos de candidatos a Deputado Federal na lista. "Fizemos uma orientação para que não ocorra novamente. Explicando o quão grave é esse tipo de distração. Certamente não acontecerá novamente," assegurou Paulo Veras.
Tentamos entrar em contato com o funcionário responsável pelo erro, mas ao saber que se tratava de uma equipe de reportagem, ele desligou o telefone. De acordo com as vítimas da falha, até o final da tarde desta quinta, o 99Taxis não entrou em contato com eles.