Rdio agora oferece estações grátis, mas com anúncios
Serviço adota modelo freemium, similar ao do Spotify
O Rdio lança nesta quinta-feira (4) uma nova versão da sua interface e de seus aplicativos para Android e iOS. Além disso, o serviço de streaming mudará a forma de oferecer música para seus usuários. A partir de agora, será possível escutar as rádios da plataforma livremente, sem um limite de músicas por mês. No entanto, este novo modelo significa que quem não pagar pelo serviço será obrigado a escutar anúncios na plataforma.
"Entre os pedidos dos usuários, a possibilidade de usar o Rdio gratuitamente é o mais frequente", disse o presidente-executivo da empresa à Folha de S.P, Michael Bay. O sistema adotado agora é similar ao do Spotify, que também funciona com base no modelo "freemium", gratuito com opções pagas.
Quanto à mudança de design, a principal modificação está na tela inicial, que passa a exibir recomendações e atividades dos amigos. O objetivo da plataforma na mudança é ajudar seus usuários a descobrirem músicas mais rápidamente.
Atualmente, a assinatura do Rdio custa R$ 14,90 mensalmente, mesmo preço praticado pelo Spotify.
Lançado em agosto de 2010, o Rdio tem sua sede em São Francisco, Estados Unidos, e foi criado por Janus Friis, o co-criador do Skype.