Apple registra sistema que protege iPhone durante quedas
Mecanismo é capaz de girar o smartphone durante uma queda para resguardar seus componentes mais importantes
A Apple registrou, nesta terça-feira (2), uma patente de tecnologia capaz de proteger o iPhone quando o aparelho estiver prestes a cair no chão. O mecanismo é capaz de girar o smartphone para resguardar seus componentes mais importantes, como tela e câmera, por exemplo, quando o aparelho chocar-se com alguma superfície.
A patente descreve que o sistema é capaz de determinar quando o aparelho está em queda livre, defina qual parte do smartphone precisa ser protegida e, desta forma, altere o centro de gravidade do objeto para proteger componentes mais sensíveis. A tecnologia faz uso de sensores já presentes nos iPhones e iPads, entre eles acelerômetro, giroscópio e GPS.
Alimentando os dados gerados pelos sensores, é possível determinar o posicionamento do dispositivo de maneira rápida e precisa. Quando um cenário de impacto for detectado, os sensores trabalham juntos para medir a velocidade de queda, o tempo para impacto, orientação e outras métricas.
Em seguida, uma análise da queda é calculada, comparando dados recolhidos e incorporando informações armazenadas na memória do dispositivo. Uma vez que as estatísticas estiverem completas, o sistema ativa um mecanismo de proteção projetado para reposicionar o dispositivo no ar para minimizar danos em peças frágeis.
No documento, a empresa diz ser possível operar esta tecnologia em dispositivos já existentes, mas seria necessário efetuar mudanças nos sensores de vibração. No entanto, não existe previsão para que o sistema comece a funcionar de fato para auxiliar os applemaníacos mais desastrados.