Recife tem tecnologia oftalmológica pioneira no mercado
O equipamento OCT Avanti traz novidades para pacientes oftalmológicos com diabetes, alergias ou hipertensão ocular
Uma nova máquina chegou ao Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE): o OCT Avanti possibilita que pacientes com diabetes, oclusões vasculares ou hipertensão arterial tenham uma possibilidade diferenciada na hora de fazer exames de retina, glaucoma e córnea. A tecnologia é uma das pioneiras no mercado a realizar angiografia sem contraste.
O equipamento está a serviço das três especialidades: retina, glaucoma e córnea, simultaneamente, e representa um avanço para pacientes alérgicos que possam ter problemas com o procedimento de contraste, ou que apresentem alterações vasculares como as oclusões, entre outros. O hospital investiu R$ 450 mil na aquisição do aparelho.
“Inédito em Pernambuco, ele também proporciona mais agilidade e maior qualidade das imagens. Enquanto o OCT tradicional realiza 24 mil scans por segundo o Avanti é capaz de capturar 70 mil scans, garantindo melhor imagem. Outro diferencial é que o equipamento pode gerar o mapa epitelial da córnea para rastrear precocemente o ceratocone”, explica o oftalmologista Bernardo Cavalcanti, que esteve à frente do processo de aquisição do OCT Avanti.
O OCT Avanti permite ainda a visualização das camadas da retina em ampla profundidade e ajusta o contorno do disco óptico a aspectos singulares do paciente como etnia, gênero e idade.