Projeto da TIM e LG ensina tecnologia para idosos
Iniciativa promove aulas sobre tecnologia dos smartphones para quem não nasceu na era do celular
A TIM promove, pela primeira vez, uma etapa nacional do projeto Café com Android, em parceria com a LG. A ação voltada para a terceira idade ensina como usar melhor os recursos que os smartphones e tablets proporcionam, com workshops gratuitos. Ao todo, serão realizados dez eventos entre os dias 15 e 18 de julho. No Recife, a iniciativa está marcada para o próximo sábado (18), na loja da TIM no RioMar Shopping, no bairro do Pina, Zona Sul. Os interessados devem se inscrever diretamente no local onde será realizada a aula, até a sexta-feira (17), pois as vagas são limitadas.
O Café com Android já promoveu mais de 18 edições em todo o Brasil, atingindo aproximadamente 500 pessoas. O projeto é voltado para quem não nasceu na era do celular e se vê com dificuldade para utilizar aparelhos móveis. As aulas têm cerca de 1h30 de duração e contam com café da manhã e especialistas para tirarem todas as dúvidas dos participantes. A ideia é aproximar esse público ao mundo digital e estimular o uso de todas as funcionalidades dos equipamentos, independentemente do nível de conhecimento sobre os recursos.
Durante o workshop, os participantes aprendem um pouco mais sobre o sistema operacional Android e seus recursos. Além disso, todos são instruídos sobre como baixar aplicativos, ouvir músicas e ver filmes por streaming, assim como fazer vídeo chamadas e realizar operações bancárias, por exemplo. A LG disponibiliza os instrutores que conduzem as aulas, bem como aparelhos celulares para que os participantes possam manusear, caso não tenham os seus.
Segundo pesquisa da AVG Technologies – empresa de segurança online – 76% dos brasileiros com mais de 50 anos estão no Facebook e 78% possuem smartphones. Entretanto, essas pessoas se sentem menosprezadas pelas empresas de tecnologias, que as tratam como se fossem analfabetos digitais.
“Queremos dar oportunidade ao público da melhor idade do Recife de conhecer o universo da comunicação digital, seja para falar com um parente distante ou até mesmo se inserir nas redes sociais. O objetivo maior é inclusão”, comenta o diretor de Vendas Consumer da TIM Nordeste, Daniel Moreira.