Jovem ganha prêmio com game que compara escolas a prisões
Proposta é fazer o jogador refletir sobre as semelhanças entre as instituições escolares e prisionais
O graduando em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), Victor Maristane, de 23 anos, foi um dos dois ganhadores da competição A Story To Tell, da WorldMerit, que desafiou jovens do mundo todo a contarem uma história com base em algum problema social. O estudante concorreu com o game School or Prison, que aborda o fato de escola e prisão serem instituições irmãs.
“Uma tenta educar e a outra, reeducar. Contudo, elas estão falhando terrivelmente, especialmente aquelas em países em desenvolvimento. O webgame tenta entender a razão disto estar acontecendo e o que pode ser feito a respeito”, conta Maristane.
Ele foi o único brasileiro finalista na competição. Como prêmio, Victor ganhou passagem e hospedagem para participar do Opportunity Collaboration, que acontece em outubro no México, e vai promover a conexão entre jovens engajados em criar soluções sustentáveis para problemas sociais.
No game, o usuário deve identificar se os cenários exibidos são de uma prisão ou de uma escola. Engana-se, no entanto, quem acredita que a assimilação é óbvia. A proposta é fazer o jogador refletir sobre as semelhanças entre as instituições escolares e as unidades prisionais. “Meu objetivo era provocar a reflexão sobre como educar e reeducar pessoas de forma efetiva, algo necessário quando se há taxas tão altas de evasão escolar e de reincidência nas prisões”, explica.
Acesse o game criado por Victor aqui.