Cinco coisas que você nem imaginava sobre o Mario
Primeiro jogo do simpático encanador comemorou três décadas de sucesso neste domingo (13)
Neste domingo (13), a Nintendo comemorou o aniversário de 30 anos de seu jogo mais popular. Em 13 de setembro de 1985, foi lançado para o console NES o game Super Mario Bros. - um dos mais icônicos do mundo que inclusive já foi relançado inúmeras vezes para as mais diversas plataformas. O que poucos sabem, no entanto, é que quatro anos antes, em 1981, o simpático Mario fazia sua estreia no game Donkey Kong. Outro fato curioso é que o simpático encanador já foi batizado com outro nome. Para comemorar as três décadas de sucesso, conheça outros segredos sobre o mascote.
It’s me, Jumpman!
Antes de ser batizado como Mario, o herói teve outro nome. Isso mesmo. O encanador bigodudo atendia pela alcunha de Jumpman. O nome Mario surgiu quando o game foi levado para os Estados Unidos e trata-se de uma homenagem ao dono do depósito que a Nintendo of America alugava em Redmond, chamado Mario Segale. Segundo Minoru Arakawa, o primeiro presidente da sucursal, o senhorio realmente se parecia com o mascote.
Um mero personagem secundário
O personagem Mario não nasceu para estrelar nenhum jogo. Sua primeira aparição foi no papel de um personagem secundário do game Donkey Kong, lançado para fliperamas em 1981. O herói foi criado por Shigeru Miyamoto para ser o principal inimigo do primata arremessador de barris. Sua missão era resgatar uma princesa em apuros, evitando obstáculos e subindo vigas para derrotar o vilão.
Chapéu, por favor
Mario usa chapéu simplesmente porque seu criador, Shigeru Miyamoto, não sabia desenhar cabelos. O lendário designer afirmou em entrevista que na época havia poucos recursos disponíveis para se criar um personagem. “Então, demos a ele um chapéu para ficar mais fácil de desenhar e manter um aspecto realista ao mesmo tempo”, explicou.
Framboesa de Ouro
Mario foi o primeiro game a ganhar seu próprio filme. O personagem bigodudo chegou às telonas em 1993 e, apesar do grande apelo comercial, o longa foi um fracasso de crítica, renda e público. A produção é estrelada por Bob Hoskins como Mario, John Leguizamo como Luigi, Dennis Hopper como Rei Koopa, e Samantha Mathis como Princesa Daisy.
Mario do mal
Quem iria imaginar que o simpático bigodudo já atuou como vilão? Em Donkey Kong Jr, Mario raptou o primata, obrigando seu filho a resgatá-lo. Por falar em antagonistas, Bowser, o arquirrival de Mario, também já deu uma de mocinho, sendo um dos heróis jogáveis no game Super Mario RPG.