Facebook transmitirá internet via satélite para a África

Empresa usará a banda larga do satélite AMOS-6, que será lançado ainda em 2015

por Nathália Guimarães seg, 05/10/2015 - 19:42
Reprodução Ilustração do AMOS-6 em órbita Reprodução

Facebook anunciou nesta segunda-feira (5) uma parceria com a operadora de satélites francesa Eutelsat para fornecer internet de banda larga para a África Subsaariana. As companhias se aliaram à empresa israelense Spacecom para que possam utilizar toda a capacidade de carga de transmissão de dados do satélite AMOS-6, que será lançado ainda em 2015. 

>> Facebook quer levar internet aos campos de refugiados

A expectativa do Facebook é que a internet chegue aos países da África em 2016, anunciou Mark Zuckerberg, fundador da rede social. “Esta é apenas uma das inovações que estamos preparando para alcançar a nossa missão com o Internet.org. Conectividade muda vidas e comunidades. Vamos continuar trabalhando para conectar o mundo inteiro - mesmo que isso signifique ir além do nosso planeta”, afirmou o jovem milionário.

Em comunicado, a Eutelsat disse que sua parceria por satélite com Facebook permitirá que os usuários se conectem por preços acessíveis. Os terminais terão antenas parabólicas com 75 centímetros de diâmetro. “Redes de satélite são bem adequadas para conectar economicamente as pessoas em áreas de baixa ou média densidade populacional”, disse um porta-voz da empresa.

As ambições de conectividade de Mark Zuckerberg não param por aí. O Facebook já possui a iniciativa Internet.org, cujo objetivo é oferecer acesso à cerca de quatro bilhões de pessoas no mundo que não podem pagar por smartphones ou não vivem perto de linhas de cabos de fibra óptica ou de torres de celular.

COMENTÁRIOS dos leitores