Conheça o Li-Fi, conexão 100 vezes mais rápida que o Wi-Fi
Conexão feita através de lâmpadas permite baixar um filme de alta definição em poucos segundos
O mundo pode, eventualmente, ter de mudar sua dependência de Wi-Fi para Li-Fi, uma tecnologia alternativa que os cientistas dizem que pode atingir velocidades de 1 Gbps em uso no mundo real - 100 vezes mais rápido do que a velocidade Wi-Fi. Com esta nova conexão, você pode baixar um filme de alta definição em apenas alguns segundos.
A tecnologia já está em fase de testes em laboratórios, escritórios e ambientes industriais da Estônia graças à empresa Velmenni, onde ela já provou que é capaz de atingir essas velocidades. A Li-Fi transmite dados com luzes de LED, que cintilam em nano segundos, imperceptíveis ao olho humano. Ela foi inventada em 2011, e desde então tem sido capaz de chegar a velocidades extraordinárias como 224 Gbps.
Ao contrário de sinais Wi-Fi que podem penetrar paredes, o Li-Fi é baseado na luz e não pode, portanto, ter o mesmo alcance. No entanto, devido a esse limite, o Li-Fi também é potencialmente mais seguro. Além disso, a nova conexão também abre mais possibilidades para eletrodomésticos inteligentes.
Estima-se que no futuro lâmpadas LED poderão servir duas funções - iluminar um quarto e ajudar a criar uma rede doméstica para permitir que os dispositivos conversem entre si. De olho na utilidade do Li-Fi, várias empresas já surgiram para trazer a conexão aos seus clientes, como a Oledcomm e pureLiFi - esta última criada pelo inventor do Li-Fi, Harald Haas.
Ambas as empresas oferecem kits para entusiastas que desejam instalar redes de Li-Fi no escritório e em casa, e a oferta atual da pureLiFi alega que oferece velocidades de 10 Mbps.