Primeiro site publicado na internet completa 25 anos

Página foi preservada e ainda pode ser acessada

por Nathália Guimarães seg, 21/12/2015 - 16:38
Reprodução/Cern Primeiro site descreve as características básicas da web Reprodução/Cern

O primeiro website da internet completa nesta semana 25 anos (acesse aqui). A página foi colocada no ar por Tim Berners-Lee, cientista britânico que inventou a World Wide Web (WWW) em 1989. O endereço leva o internauta a uma explicação de como um projeto baseado em hipertexto funciona, que nada mais é do que a internet como conhecemos atualmente.

O site, que é preservado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), diz que a web tem a intenção de dar acesso a um universo maior de documentos. A página descreve as características básicas da web, exemplificando como acessar documentos de outras pessoas e como configurar seu próprio servidor.

Tim Berners-Lee usou um computador da NeXT, companhia aberta por Steve Jobs durante o período em que ele ficou fora da Apple, para publicar a página na rede em 20 de dezembro de 1990. Hoje, o britânico luta contra a censura na web adotada por governos. A defesa pela neutralidade da rede é outra bandeira levantada por ele.

Em 30 de abril de 1993, o Cern disponibilizou o software da web em domínio público. Depois, liberou a próxima versão do programa com licença aberta, como uma forma de maximizar sua divulgação. Através dessas ações, juntamente com um navegador base e uma biblioteca de códigos, a web foi autorizada a florescer.

A medida teve um efeito imediato sobre a propagação da web. Ao final de 1993, existiam mais de 500 servidores conhecidos. Em 1994, este número era de 10 mil servidores e 10 milhões de usuários.

COMENTÁRIOS dos leitores