Zuckerberg vai criar seu próprio Jarvis, do Homem de Ferro
CEO do Facebook quer ter seu próprio assistente pessoal em casa e no trabalho
Mark Zuckerberg, cocriador e CEO do Facebook, quer desenvolver um assistente de inteligência artificial durante o ano de 2016 para ajudar a cuidar de sua casa e apoiá-lo no trabalho. A invenção trabalharia de maneira semelhante ao software Jarvis – utilizado pelo Homem de Ferro nos quadrinhos e filmes da Marvel. Conhecido por encarar grandes desafios, o jovem bilionário revelou seus planos para os próximos 12 meses em um post na rede social.
Seus planos também incluem ensinar o assistente a compreender comandos de voz para controlar tudo em sua casa. Além disso, Zuckerberg ainda pretende fazer com que a nova tecnologia avise-o, caso ele precise checar o quarto de Max, sua filha, nascida em dezembro.
No trabalho, o assistente deverá ajudar Zuckerberg a visualizar dados de maneira mais eficiente. “Este será um desafio intelectual divertido”, afirmou. Outros desafios que o criador do Facebook assumiu em anos recentes incluem ler dois livros por mês e aprender mandarim.
A Amazon já comercializa uma tecnologia semelhante à que Zuckerberg deseja criar. Através do assistente Echo, que pode ser adquirido por 180 dólares, o usuário pode ajustar o aquecimento ou a iluminação de um cômodo apenas com comandos de voz. É possível, ainda, fazer pedidos no site da Amazon e selecionar músicas para serem tocadas.