Extensão para Google Chrome quer combater o cyberbullying

Ferramenta incentiva usuários a reformular textos ofensivos antes que eles sejam publicados

por Nathália Guimarães qua, 30/03/2016 - 18:08
Reprodução Ferramenta está disponível gratuitamente para qualquer usuário do navegador Google Chrome Reprodução

Uma nova extensão do Google Chrome, chamada Reword, foi criada para impedir que os usuários disseminem comentários negativos na internet. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa australiana headspace em parceria com a National Youth Mental Health Foundation para combater o bullying virtual.

A extensão tem o objetivo de mudar o comportamento online, impedindo que insultos sejam publicados. A ferramenta não irá interferir em nenhuma atividade que o usuário realiza na internet, a menos que ele comece a usar uma linguagem difamatória.

Quando um comentário ofensivo é postado em uma rede social ou em outros sites, a extensão exibe um alerta, incentivando o usuário a reformular o texto. A tecnologia funciona de forma semelhante a verificação ortográfica, reconhecendo palavras e frases que são consideradas indelicadas.

Testes realizados pelos desenvolvedores revelam que 79% dos jovens se mostraram dispostos a reformular suas postagens após serem alertados pela ferramenta. A empresa que criou a extensão agora pretende realizar sua instalação em computadores de escolas para ajudar a combater o bullying virtual.

A extensão está disponível gratuitamente para qualquer usuário do navegador Google Chrome aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores