Menina criada em 3D representa crianças vítimas da guerra

Ação da Unicef quer dar um rosto a 250 milhões de crianças vítimas de guerras

por Nathália Guimarães sab, 23/04/2016 - 14:49
Reprodução Unicef/Youtube Aparência de Sofia é resultado da fusão das imagens de 500 de crianças vítimas de guerras Reprodução Unicef/Youtube

Conheça Sofia. Uma garota de 7 anos de idade e que está em um barco de borracha com água até os joelhos. Ela sente frio e medo. Só que a menina não é real. Ela é resultado de uma animação 3D gerada por computador, resultado da fusão das imagens de 500 de crianças vítimas de guerras. Confira abaixo.

O projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) quer aumentar a conscientização sobre as cerca de 250 milhões de crianças em todo o mundo que tiveram a vida interrompida pela guerra, concentrando a campanha em um único rosto humano. Ainda segundo a Unicef, Sofia é o nome feminino mais usado no mundo.

A pequena Sofia aparece num vídeo em que fala sobre homens armados que invadiram sua casa e forçaram sua família a fugir. "Criamos Sofia para dar um rosto a todas as crianças que não são visíveis para nós", disse o gerente de captação de recursos da Unicef Suécia, Per Westberg. Cerca de metade dos 19,5 milhões de refugiados globais registados são crianças, de acordo com a ONG Save the Children.

"Meu nome é Sofia, tenho 10 anos, tive de fugir quando homens armados entraram em nossa casa. Meu nome é Sofia, tenho 7 anos, estou em um barco, faz frio, e água chega até meus joelhos. Meu nome é Sofia, tenho 5 anos, e queria voltar para a escola", afirma a menina virtual.

A agência creiativa Edelman Deportivo usou a ferramenta Face Research para transformar 500 rostos em apenas um. A empresa de produção Pixel Grinder, cujos fundadores desenvolveram efeitos 3D para filmes como "Avatar", "Planeta dos Macacos" e "Tintin", ajudou a trazer Sofia à vida.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores