Pernambucanos se destacam em evento mundial de programação
Estudantes do CIn/UFPE viajaram para a Tailândia e representaram o Brasil na competição
O Brasil teve representantes pernambucanos na principal competição de programação para estudantes do mundo, a International Collegiate Programming Contest (ICPC), da qual participam os melhores alunos da área de computação de mais de 2000 universidades oriundas de mais de 90 países. Entre eles estava a equipe Turing-Indecisos, formada por alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Neste ano, a final mundial foi realizada na Tailândia.
Formada pelos estudantes Mario Henrique da Silva, Gustavo Stor e Duhan Caraciolo, a equipe ocupou a 28º lugar no resultado final, mesma posição de universidades como Cornell University (EUA) e University of California at Berkeley (EUA). Os pernambucanos resolveram sete das 13 questões propostas pelo desafio.
"Eu estou muito orgulhosa do time do CIn-UFPE. Os alunos foram nossos heróis e o mérito é todo deles. Eles têm estado fora do CIn, em estágios pelo Facebook, Microsoft e Google, e fizeram seu treinamento sozinhos. São realmente umas feras", conta a professora e coach da equipe, Kátia Guimarães. Na ocasião, Kátia foi homenageada por levar cinco vezes times brasileiros, todos do CIn/UFPE, para a final mundial.
A competição ICPC promove criatividade, trabalho em equipe e inovação na construção de novos programas e permite aos estudantes testar suas habilidades de resolver problemas sob pressão. É considerada a mais antiga, maior e mais prestigiosa competição de programação do mundo.