Comunidade do Recife terá aulas de robótica gratuitas
Cerca de 20 estudantes da Comunidade do Pilar passarão por um processo de formação durante seis meses
A SoftexRecife, em parceria com a plataforma colaborativa Robô Livre, dá início, nesta terça-feira (14), às 14h, a um projeto que promoverá oficinas de programação e robótica para adolescentes, entre 13 e 16 anos, da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A primeira turma será formada por 20 estudantes, que passarão por um processo de formação durante seis meses.
As aulas vão acontecer uma vez por semana no laboratório de robótica do Empresarial ITBC, localizado na Rua da Guia, no Bairro do Recife. A ideia é que os integrantes da primeira turma se transformem em multiplicadores, incentivando mais jovens a ingressarem no universo da tecnologia. Os cursos são gratuitos.
Montado exclusivamente para o projeto, o laboratório ficará aberto para receber visitantes interessados em praticar. Também haverá estagiários no espaço com o objetivo de orientar e estimular os jovens inventores. O novo equipamento representa um investimento inicial de aproximadamente de R$ 30 mil.
A meta final é transformar o laboratório em um centro de desenvolvimento colaborativo, e futuramente aproveitar a mão de obra qualificada no local para compor o quadro de funcionários de empresas do Porto Digital. "A robótica é transdisciplinar e traz outra forma de trabalhar os conteúdos formais da escola. E, como consequência, os estudantes melhoram as notas e aumentam o interesse nas aulas", diz o idealizador da plataforma Robô Livre, Henrique Foresti.
Por lá, o foco será desmistificar a tecnologia e mostrar que a robótica pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente de conhecimento prévio sobre o assunto, formação, idade ou condição econômica e social. "O laboratório estará sempre aberto, pois queremos um ambiente vivo onde os estudantes de áreas carentes tenham a oportunidade de expandir seu conhecimento e sua criatividade”, o diretor executivo do SoftexRecife, Eduardo Paiva.