Facebook anuncia grande mudança no feed de notícias

Rede social vai passar a priorizar posts de amigos e familiares no feed de notícias

por Nathália Guimarães qua, 29/06/2016 - 13:20
Reprodução Mudança chegará a todos usuários e será concluída dentro em algumas semanas Reprodução

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (29) uma importante mudança no seu feed de notícias. A empresa diz que vai passar a priorizar mensagens postadas por amigos e familiares dos usuários, em vez de publicações feitas por páginas oficiais ou empresas de mídia. Esta nova forma de classificar postagens chegará a todos os usuários da plataforma de Mark Zuckerberg e será concluída dentro de algumas semanas.

"Nós aprendemos com você a se adaptar ao longo do tempo. Por exemplo, se você tende a gostar de fotos de sua irmã, vamos começar a colocar as mensagens dela mais perto do topo do seu feed de notícias para que você não perca o que ela postou enquanto esteve fora do Facebook", escreveu o vice-presidente do Facebook, Adam Mosseri, em um comunicado.

O Facebook explica que quando criou o feed de notícias, em 2006, era difícil imaginar que a rede social precisaria lidar com a atual enorme quantidade de informação postada a cada segundo por pessoas e marcas.

"É por isso que criamos um ranking no feed de notícias – para que as pessoas possam ver o que elas realmente querem em primeiro lugar, e não percam conteúdo importante de seus amigos. Se o nosso ranking for desligado, as pessoas não se envolverão com o Facebook, deixando todos insatisfeitos", explica o executivo.

Para evitar que isso aconteça, o Facebook diz que colocará atualizações de amigos e familiares no topo deste ranking, priorizando aquela foto em família postada por um primo, em vez de uma publicação de uma marca sobre um novo produto.

"Se você pudesse olhar milhares de histórias diariamente e escolher as dez mais importantes para você, quais seriam? A resposta deveria ser seu feed de notícias", explica a rede social, afirmando que não favorece tipos específicos de fontes ou ideias.

"Fazemos isso não apenas porque acreditamos que é a coisa certa, mas também porque é bom para o nosso negócio. Quando as pessoas veem o conteúdo que eles estão interessados, eles são mais propensos a gastar o tempo no feed de notícias e desfrutar de sua experiência", ressalta o executivo.

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