Facebook lança equipamento para unir o mundo

Aparelho do tamanho de uma caixa vai levar conexão à regiões remotas do mundo

por Nathália Guimarães qui, 07/07/2016 - 14:26
Divulgação/Mark Zuckerberg Tecnologia está sendo testada nos laboratórios da sede do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia (EUA) Divulgação/Mark Zuckerberg

O Facebook tem um claro interesse conectar o mundo todo. Para isso, Mark Zuckerberg, o CEO da rede social, anunciou nesta quarta-feira (7) o lançamento de um equipamento que pode ajudar a levar acesso à internet aos lugares mais remotos do planeta. O dispositivo chamado "OpenCellular" se trata de uma plataforma em código aberto que funciona como um ponto Wi-Fi, capaz também de criar redes locais para conectar dispositivos próximos.

É possível ligar o dispositivo em uma rede de celular existente para que outros telefones móveis passem usar o sinal. O aparelho do tamanho de uma caixa de sapatos pode transmitir dados em diversas velocidades, desde o 2G até o 4G LTE. Ele também funciona sem conexão com a internet, permitindo que telefones e computadores interajam uns com os outros através de uma rede local.

"Mais de quatro bilhões de pessoas ainda não possuem acesso básico a internet, e um dos maiores desafios é descobrir como alcançar essas áreas onde as infraestruturas atuais não são capazes de oferecer uma cobertura", explicou o CEO Mark Zuckerberg. O criador do Facebook acredita que este dispositivo pode reduzir os custos de produzir redes celulares em locais mais remotos, excluindo gastos em infraestrutura com a construção de torres, por exemplo.

O projeto é construído em código aberto para que operadoras de telecomunicações, empresários e pesquisadores criem suas redes com base nesta plataforma – que suporta até 1,5 mil pessoas conectadas em um raio de 10 quilômetros. No momento, a tecnologia está sendo testada nos laboratórios da sede do Facebook, em Menlo Park, na Califórnia (EUA). Até agora, os pesquisadores conseguiram enviar e receber mensagens de SMS, fazer chamadas de voz e usar a conectividade em velocidades equivalentes ao 2G.

A plataforma integra o esforço do Facebook em conectar todo o mundo. A empresa já investiu em drones gigantes e em tecnologias a laser que podem transportar dados em altas velocidades. "O OpenCellular é o próximo passo em nossa jornada para proporcionar uma conectividade melhor e mais acessível para unir o mundo todo", afirmou Mark Zuckerberg.

COMENTÁRIOS dos leitores