Novo vírus se disfarça de ''Pokémon Go'' para roubar dados

Vírus originado da Turquia já pode ser encontrado no Brasil, segundo a empresa PSafe

por Nathália Guimarães sex, 08/07/2016 - 12:30
Reprodução ''Pokémon Go'' mistura realidade aumentada e o sistema de localização dos smartphones Reprodução

Até mesmo os cibercriminosos estão pegando carona na onda de sucesso de "Pokémon Go", jogo para Android e iOS lançado pela Nintendo nesta semana. De acordo empresa brasileira de segurança digital PSafe, um novo vírus que usa a mesma identidade visual do título eletrônico está sendo utilizado para invadir os smartphones de usuários desavisados.

Segundo a PSafe, o malware solicita permissões diferentes das exigidas por "Pokémon Go", como ler, apagar e enviar mensagens de SMS, ativar e desativar as redes Wi-Fi e 3G, ler histórico de chamadas até mesmo realizar ligações.

O vírus, originado da Turquia, já pode ser encontrado no Brasil através de lojas de aplicativos não oficiais. A recomendação da empresa é que os usuários só realizem downloads em seus smartphones através da Google Play ou App Store. Outra dica é realizar uma varredura com antivírus no dispositivo com frequência.

Lançado nesta quarta-feira (6), "Pokémon Go" já figura entre os mais baixados da App Store nos Estados Unidos. O jogo está disponível também na Austrália e na Nova Zelândia e deverá chegar ao Japão em breve. Mesmo assim, o game é sucesso no mundo todo.

O título eletrônico mistura realidade aumentada e o sistema de localização dos smartphones para permitir aos usuários capturar pokémons em locais do mundo real, com o auxílio da câmera do celular. O jogo está disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Mas é possível realizar compras com dinheiro real na plataforma.

COMENTÁRIOS dos leitores