Facebook aposta no futuro e abre laboratório de hardware

Ambiente do tamanho de um campo de futebol é equipado com microscópios eletrônicos e maquinário de ponta

por Nathália Guimarães qua, 03/08/2016 - 15:20
Divulgação Facebook inaugura nesta quarta-feira (3) novo laboratório para teste e criação de produtos Divulgação

O Facebook quer ser muito mais do que a maior rede social do mundo. Nesta quarta-feira (3), a companhia inaugurou um laboratório de hardware com equipamento de ponta, em Menlo Park, na Califórnia (EUA), onde nem mesmo o presidente-executivo Mark Zuckerberg pode entrar em todas as salas. Isso porque ele não é um dos poucos funcionários autorizados a passear livremente no local por razões de segurança.

A ideia por trás do laboratório é proporcionar um grande espaço para que equipes de engenheiros trabalhem juntos em um local unificado. Mark Zuckerberg diz que o ambiente, do tamanho de um campo de futebol, é equipado com máquinas como microscópios eletrônicos para análise de falhas, até um jato de água de cinco eixos capaz de cortar aço e granito. Há também impressoras 3D e escritórios.

Os engenheiros do Facebook dizem que o novo espaço também será utilizado para avaliar erros. Isso quer dizer que se um protótipo de placa-mãe queimar durante sua concepção, o Facebook poderá utilizar seu maquinário para descobrir o que aconteceu, sem ter que esperar por uma análise de um laboratório externo.

O Facebook fez sua fortuna na internet, onde as pessoas compartilham mensagens, fotos e vídeos com amigos. Dono de serviços populares como o Instagram e o aplicativo WhatsApp, Mark Zuckerberg quer ir além do espaço virtual. Seu maior sonho é conectar o mundo à rede mundial de computadores. Para isso, ele investe em projetos de realidade virtual e na construção de um drone gigante. O laboratório chega para consolidar estas iniciativas e dar início a um processo de fabricação à moda da casa.

COMENTÁRIOS dos leitores