Claro e Ericsson iniciam testes da rede 5G no Brasil
Parceria anunciada no ano passado enfim começa a dar frutos
A Claro e a Ericsson realizaram, nesta segunda-feira (17), na feira de telecomunicações Futurecom 2016, o primeiro teste da tecnologia 5G no Brasil. A parceria entre as duas empresas foi firmada em 2015, mas os primeiros frutos comerciais só chegarão ao mercado em 2020.
Em comunicado, as empresas afirmam que os recursos disponíveis a partir do uso dessa tecnologia incluem maior capacidade de rede e ampliação do tráfego de dados, baixa necessidade de energia, mais segurança e confiabilidade, bem como latência reduzida.
A tecnologia 5G ainda não tem padrões definidos, mas testes feitos em alguns países apontam que a velocidade de download aumentaria para 10 a 50 Gbps. Um filme em HD será baixado em poucos segundos no 5G, enquanto na conexão 4G leva alguns minutos.
"A quinta geração da telefonia móvel permitirá tráfego de dados centenas de vezes maior do que é oferecido hoje, podendo conectar cem vezes mais dispositivos", afirma o diretor de engenharia da Claro, André Sarcinelli.
"Tirar os testes dos laboratórios e trazê-los para as redes, como estamos fazendo na Futurecom, é parte importante do processo que permitirá estar com as redes comerciais prontas em 2020", complementa o vice-presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta.