''Pokémon Go'' aumenta expectativa de vida, diz estudo

Game para smartphones pode acrescentar 41 dias na expectativa de vida de seus usuários

por Nathália Guimarães ter, 18/10/2016 - 12:05
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo ''Pokémon Go'' está disponível para Android e iOS Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Sua obsessão por jogos de smartphone pode te fazer viver mais. Segundo um estudo recente realizado por pesquisadores da Microsoft e da Universidade de Stanford (EUA), "Pokémon Go" acrescenta dias na expectativa de vida de seus usuários – desde que seja utilizado a longo prazo.

O experimento descobriu que as pessoas envolvidas com o jogo de geolocalização andam 1.473 passos a mais por dia, em média, enquanto procuram monstrinhos no mundo real. A conclusão é que esta prática é uma grande promessa para a saúde pois pode aumentar a expectativa de vida de seus usuários.

Assumindo que os jogadores, com idade entre 15 e 49 anos, continuarão utilizando o game neste ritmo, isso significaria um aumento na expectativa de vida em 41,4 dias, segundo os cálculos os pesquisadores.

Nos EUA, onde 25 milhões de pessoas supostamente jogam "Pokémon Go" regularmente, os pesquisadores estimaram que isto se traduziria em 2.825 milhões de anos de vida adicional. Para esta experiência, o estudo analisou dados de 32 mil usuários ao longo de um período de três meses.

Desenvolvido pela empresa Niantic, em parceria com a The Pokémon Company, o título eletrônico utiliza o sistema de localização dos smartphones e a tecnologia de realidade aumentada para permitir que os usuários capturem as criaturinhas que se popularizaram há mais de duas décadas. "Pokémon Go" está disponível para smartphones Android e iOS gratuitamente.

COMENTÁRIOS dos leitores