Google decreta "morte digital" de centenas de pessoas

Empresa suspende contas de usuários do Project Fi que estavam revendendo smartphones adquiridos com os descontos do programa

por Wagner Silva sex, 18/11/2016 - 16:01

O Google adotou uma punição severa para pessoas que aplicaram golpes na companhia. Trata-se do “assassinato” digital dos envolvidos em esquemas de fraude contra a gigante das buscas. De uma hora para outra, esses usuários passaram a não poder usar nenhum serviço da empresa, e ainda perderam o acesso aos que já utilizavam, inclusive ao Gmail. Contas no Google Drive também ficaram indisponíveis, impossibilitando o download de documentos e imagens guardadas no site de armazenamento.

Tudo começou quando o Google descobriu que essas pessoas estavam revendendo aparelhos Pixel (fabricados pela própria empresa), adquiridos por meio do Project Fi (operadora de celular do Google), violando os termos de participação no programa. Centenas de pessoas estavam repassando os aparelhos a uma empresa que, por sua vez, revendia os smartphones e dividia o lucro com os consumidores do projeto. As pessoas que são identificadas como participantes do esquema, têm sua Google Id (conta que dá acesso a todos os serviços) banida definitivamente.

Project Fi

O Google montou o Project Fi para concorrer diretamente com as outras operadoras de telefonia dos EUA. O programa oferece vantagens como: descontos na compra de aparelhos de fabricação própria (os Nexus, que posteriormente foram substituídos pelo Pixel) e tarifas flexíveis. O cliente pode comprar créditos e utilizar como bem entender, sem bloqueios, além de contar com uma rede formada por duas operadoras móveis, com pontos de WiFi espalhados pelo país.

O usuário tem o serviço de uma operadora e, caso o sinal fique fraco, o próprio smartphone muda a rede para conseguir uma melhora no serviço. Quando há uma rede wireless disponível, os créditos do usuário são poupados.

COMENTÁRIOS dos leitores