Facebook e Unicef se unem para combater o vírus zika
Parceria resultou em campanhas de conscientização e prevenção sobre o tema
O Fundo das Nações Unidas Para Infância (Unicef) e o Facebook firmaram uma parceria para ajudar no combate ao vírus zika no Brasil. Com base em análises de conversas online, foi possível identificar o que as pessoas estavam discutindo sobre o tema para criar campanhas digitais de conscientização e prevenção sobre o problema.
O objetivo do projeto é entender como a comunidade do Facebook no Brasil está se engajando em diálogos online sobre o vírus zika e identificar lacunas no conhecimento público, sobretudo nas populações de mais risco.
Segundo o Facebook, foram analisadas 17,3 milhões de interações sobre o tema entre maio e agosto de 2016. Os dados mostraram que, embora as pessoas estivessem preocupadas com os sintomas e as consequências do vírus zika, havia pouca discussão sobre a prevenção.
Outra informação de destaque é que os usuários brasileiros do Facebook, em sua maioria, se certificaram de compartilhar notícias de fontes confiáveis. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) surgiu como grande tópico nas postagens.
Muitas pessoas no Brasil estavam compartilhando links e discutindo os insights da Fiocruz, sugerindo que estavam cada vez mais procurando e compartilhando informações de fontes confiáveis.
As mulheres brasileiras estavam principalmente interagindo com o conteúdo existente. Por outro lado, 58% das postagens sobre o vírus zika no Brasil foram de homens, o que significa que eles estavam conduzindo a conversa de forma proativa.
"Gostaria de ressaltar o quanto aprendemos sobre o potencial do Facebook e como maximizar nossos resultados gerando o envolvimento dos usuários com as informações certas no momento certo. Isso pode, literalmente, salvar vidas", afirma a diretora de comunicação e parcerias da Unicef Brasil, Edith Asibey.
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