Primeiras horas da Black Friday frustram internautas

Nas redes sociais, Black Friday não chegou nem perto de ser um assunto dominante

por Nathália Guimarães sex, 25/11/2016 - 11:19
Reprodução Empresas se prepararam melhor para esta edição, mas não foi suficiente para encantar os consumidores Reprodução

A Black Friday 2016 começou desaquecida nesta sexta-feira (25). Pelo segundo ano seguido, houve queda no interesse pela megapromoção em suas primeiras horas, o que se manifestou em menor número de buscas, menções nas redes sociais e reclamações. Enquanto isso, as consultas à reputação das empresas, no entanto, aumentaram. As informações foram divulgadas pelo site Reclame Aqui.

Para o CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, as empresas se prepararam melhor para esta edição, mas não foi suficiente para encantar os consumidores. "O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday", disse.

Até às 6h, o Reclame Aqui recebeu 581 queixas relacionadas ao evento, contra 831 no mesmo período do ano passado, uma queda de 30%. A empresa que liderou o ranking com mais problemas, no entanto, é a mesma. A Kabum! recebeu 159 reclamações, muito mais que a segunda colocada Americanas.com.

O principal motivo de queixas dos consumidores foi propaganda enganosa, que representou 19,6% dos casos. Em segundo lugar apareceram as divergências de valores, seguido de dificuldade para finalizar a compra. A maior causa de reclamações nos últimos anos, a maquiagem de preços, caiu para quinta posição.

Os produtos mais pesquisados nesta Black Friday foram smartphones, televisores e notebooks. Em seguida, vieram geladeira, sofá e fogão. Quando considerados os itens individualmente, o iPhone continua sendo o mais buscado, seguido pelo Zenfone, da Asus, Playstation 4, Xbox One e Moto G.

Nas redes sociais, muitas reclamações, piadas, compartilhamento de ofertas e expectativa de encontrar bons preços. Mas a Black Friday não chegou nem perto de ser um assunto dominante. No Twitter, a hashtag #FãFridayLuanSantanaShop foi uma das poucas ligada à promoção que chegou aos principais temas do microblog.

LeiaJá também

--> Procon lista sites que devem ser evitados na Black Friday

--> Reclame Aqui ajuda a evitar armadilhas na Black Friday

--> Venda de celulares avança com aproximação da Black Friday

--> Cinco sites que ajudam a encontrar ofertas na Black Friday

COMENTÁRIOS dos leitores