Facebook cria ferramenta para identificar notícias falsas

Rede social vem recebendo críticas cada vez mais rígidas sobre seu papel na propagação de inverdades

por Nathália Guimarães ter, 06/12/2016 - 15:37
Reprodução Ferramenta aparece na linha do tempo e pede aos leitores para classificar uma notícia Reprodução

O Facebook parece estar testando uma ferramenta destinada a identificar e ocultar as chamadas notícias falsas na rede social, na tentativa de acabar com críticas cada vez mais rígidas sobre seu papel na propagação de inverdades e propaganda. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A ferramenta aparece na linha do tempo e pede aos leitores para classificar uma notícia em uma escala de um a cinco, sendo que a nota mais baixa seria dada a um artigo que utiliza linguagem enganosa. O recurso foi identificado por uma pequena parcela de usuários da rede social.

Não está claro como o Facebook pretende lidar com os dados que está coletando. De acordo com um estudo publicado pela Universidade Columbia, 60% dos compartilhamentos nas redes sociais são feitos sem o usuário ao menos clicar nos links para verificar o conteúdo.

Os resultados indicam: o título das publicações gera mais discussão do que o próprio conteúdo do artigo. Em novembro, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou novas medidas para tentar impedir a disseminação de falsas notícias na rede social.

Comentaristas e até mesmo o presidente Barack Obama levantaram preocupações sobre o papel da empresa em disseminar informações sem autenticidade durante a última eleição dos EUA, que elegeu o republicano Donald Trump.

LeiaJá também

--> Facebook promete tentar eliminar notícias falsas

--> Gigantes da internet firmam acordo contra o terrorismo

--> Abandonar o Facebook vai te fazer mais feliz, diz estudo

COMENTÁRIOS dos leitores