Facebook lança mais recursos para combater notícias falsas

Medidas fazem parte do plano de sete pontos anunciado no fim de novembro

por Nathália Guimarães sex, 16/12/2016 - 14:45
Reprodução Rede social vai trabalhar com empresas parceiras para combater as notícias falsas Reprodução

O Facebook começou a desenvolver, nesta quinta-feira (15), novas ferramentas destinadas a evitar a propagação notícias falsas em sua plataforma. A rede social não só está introduzindo ferramentas projetadas para facilitar a denúncia de links compartilhados na linha do tempo, mas também fechou parcerias com organizações para isso.

Para começar, o Facebook está trabalhando com a Snopes, Politifact, ABC News e FactCheck.org. Todas essas empresas concordaram em cumprir um conjunto comum de princípios. Juntos, o Facebook e as organizações de notícias tentarão identificar fraudes de difusão rápida e desestimularão os usuários a compartilhá-las.

O Facebook diz que vai usar esses e outros sinais para preencher um painel de histórias duvidosas. Seus parceiros de verificação de fatos terão acesso ao sistema. Se pelo menos duas organizações marcarem uma história como falsa, os usuários começarão a ver um banner no artigo, caso ele apareceça no feed de notícias.

Tais artigos, sinalizados, serão penalizado pela rede social para que apareçam menos na linha do tempo. Se mesmo assim um usuário decidir compartilhar o link, uma caixa de diálogo avisará que o conteúdo do artigo foi contestado por seus parceiros de verificação de fatos.

O sistema inclui a intervenção de funcionários do Facebook, encarregados de separar posts pessoais de links que se apresentam como notícias. "Acreditamos em dar voz às pessoas e que não podemos nos tornar árbitros da verdade, então estamos abordando este problema com cuidado", disse o vice-presidente de gestão de produto Adam Mosseri, em um post no blog.

O Facebook também disse que está testando várias novas maneiras de denunciar com mais facilidade uma farsa. Os usuários poderão reportar links falsos por meio de um processo de três etapas. Com essas medidas, que fazem parte do plano de sete pontos anunciado no fim de novembro, a empresa tenta combater a disseminação de notícias falsas na sua plataforma.

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