Conheça Jarvis, o assistente doméstico de Mark Zuckerberg

Tecnologia foi uma das metas pessoais de Zuckerberg para 2016 e levou 100 horas para ficar pronta

por Nathália Guimarães qua, 21/12/2016 - 11:47
Reprodução/Facebook/Mark Zuckerberg Mark Zuckerberg mostra o sistema funcionando em um pequeno tour pela sua casa Reprodução/Facebook/Mark Zuckerberg

O criador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, apresentou nesta semana ao mundo Jarvis, um sistema de inteligência artificial que ele criou em seu tempo livre. A tecnologia pode escolher e tocar músicas, ligar luzes e reconhecer os visitantes de uma residência, decidindo se deve abrir a porta da frente. Nomeada em homenagem ao assistente virtual dos filmes "Iron Man", a ferramenta foi uma das metas pessoais de Zuckerberg para 2016 e levou 100 horas para ficar pronta.

Segundo Mark Zuckerberg, a tarefa não foi fácil. Ele escreveu em um post no Facebook que os computadores estão ficando cada vez melhores em escolher padrões, mas é difícil ensinar-lhes coisas novas. "Tudo o que fiz este ano - linguagem natural, reconhecimento facial, reconhecimento de fala e assim por diante - são todas as variantes das mesmas técnicas fundamentais de reconhecimento de padrões", disse.

"Mesmo se eu gastasse mais mil horas no projeto, eu provavelmente não seria capaz de construir um sistema que pudesse aprender habilidades completamente novas por conta própria", complementou. Até agora, o sistema criado por Zuckerberg foi capaz de responder aos comandos de texto e voz, ligando aparelhos de uma residência e fechando portas. 

Um vídeo mostra o sistema em funcionamento. À medida que percorremos a casa enorme e minimalista de Zuckerberg, podemos assistir Jarvis fornecendo informações sobre calendário, identificando pessoas que visitam a residência, controlando luzes e tocando músicas. O destaque, no entanto, é a voz do assistente, dublado por ninguém menos que o ator Morgan Freeman.

Embed:

LeiaJá também

--> Facebook Messenger ganha conversas de vídeo em grupo

--> Facebook lança mais recursos para combater notícias falsas

--> Facebook Messenger ganha recursos à la Snapchat

COMENTÁRIOS dos leitores