Facebook toma medidas contra notícias falsas na Alemanha

Medida será tomada a tempo das eleições federais, que estão programadas para acontecer nos próximos meses

por Nathália Guimarães seg, 16/01/2017 - 12:00
Reprodução Facebook começou a introduzir uma abordagem semelhante nos EUA Reprodução

Em um esforço para minimizar o efeito de rumores falsos sobre o debate social e político, o Facebook logo começará a testar uma ferramenta de filtragem de notícias na Alemanha. A medida será tomada a tempo das eleições federais, que estão programadas para acontecer nos próximos meses. As informações são do jornal britânico Financial Times.

Um movimento oportuno, que também poderia ter sido motivado pelo receio de uma proposta de lei na Alemanha que iria cobrar uma multa de aproximadamente US$ 523.320 para cada artigo de desinformação publicado e não removido pela rede dentro de 24 horas.

Nas próximas semanas, os usuários alemães da rede social serão capazes de relatar uma história como falsa, caso julguem necessário. A notícia então será enviada para organizações independentes de verificação de fatos, que irão examiná-la.

Caso seja considerada como pouco confiável, o artigo será sinalizado cada vez que for compartilhado. Ele também será menos visível no feed de notícias, já que receberá uma prioridade menor pelo algoritmo do Facebook.

Em dezembro, o Facebook começou a introduzir uma abordagem semelhante nos EUA, em parceria com a organização de notícias ABC News e a AP, além dos grupos de verificação de fatos Politifact, Snopes e FactCheck.

A iniciativa foi lançada após repetidas alegações de que a disseminação da desinformação viral pode ter afetado o resultado das recentes eleições presidenciais nos EUA, empurrando o candidato republicano Donald Trump à vitória.

COMENTÁRIOS dos leitores