Facebook muda feed de notícias para evitar boatos e spam
Novidade é mais um passo da rede social na luta contra notícias falsas
O Facebook anunciou nesta terça-feira (31) que está atualizando o algoritmo do feed de notícias em um esforço para livrar seu site de boatos, conteúdo sensacionalista e spam. A novidade é mais um passo da rede social na luta contra notícias falsas, um processo iniciado em 2016. Para isso, a plataforma informa que vai priorizar mensagens autênticas de pessoa e páginas.
Agora, a rede social passará a categorizar páginas para identificar se elas estão postando spam ou pedindo curtidas ou compartilhamentos no feed. "Prevemos que a maioria das páginas não verá mudanças significativas em sua distribuição no feed de notícias", informou o Facebook, em um post de blog.
Como resultado das alterações, o conteúdo considerado autêntico vai aparecer com mais frequência no feed de notícias dos usuários. A rede social já levava em conta interesses pessoais para isso. Por exemplo, quanto mais uma pessoa curte posts de uma página, mas ela vai ser exibida quando ela abre o site.
Além disso, o Facebook também está adicionando sinais em tempo real para o seu sistema de classificação para ajudá-lo a detectar tendências relevantes. Agora, se um tópico ou mensagem de uma página estiver ganhando muito engajamento de usuários em sua rede, o feed de notícias poderá entender isso e priorizá-lo temporariamente.
LeiaJá também