Por que você deve deixar de usar o smartphone no banheiro

Médicos alertam que o hábito expõe o celular a bactérias prejudiciais

por Nathália Guimarães dom, 19/02/2017 - 09:55
Reprodução Estudo da Sony concluiu que 75% dos norte-americanos checam seus celulares na hora ir ao banheiro Reprodução

Se você é uma daquelas pessoas que adora usar o smartphone no banheiro, preste atenção nesta notícia. Um estudo da Sony concluiu que 75% dos norte-americanos checam seus celulares na hora de fazerem suas necessidades fisiológicas, mas médicos alertam que o hábito expõe o aparelho a bactérias prejudiciais, que podem causar e espalhar doenças.

Em uma entrevista para a emissora SBS, a médica Anchita Karmakar explicou por que o hábito deve ser abolido. "Partículas de ar e de água aderem às pequenas entradas dos telefones celulares. Além disso, as capinhas geralmente são feitas de borracha, o que ajuda a criar um ambiente quente e agradável para as bactérias", informa.

O problema piora pelo fato de que muitos de nós usam o telefone durante as refeições, aumentando a chance de infecções. "Os pais muitas vezes se perguntam onde seus filhos pegaram uma doença ou infecção. Poderia ser de uma variedade de lugares, e poderia realmente ser por causa do seu telefone", relata a especialista.

Para se manter livre das bactérias, a dica é sempre lavar as mãos várias vezes ao dia. "Mesmo que você não use o telefone enquanto está sentado no vaso sanitário, você ainda está com ele nas mãos quando entra e sai do banheiro, e isso é suficiente para que as bactérias fiquem no celular enquanto você ainda não lavou as mãos", comenta.

LeiaJá também

--> Aeroporto no Japão terá papel higiênico para smartphones

COMENTÁRIOS dos leitores