Twitter elimina 376 mil contas que promoviam o terrorismo

Microblog está sob constante pressão para impedir que grupos extremistas usem a rede social para recrutar novos integrantes

por Nathália Guimarães qua, 22/03/2017 - 11:57
LOIC VENANCE/AFP Relatório diz que o Twitter encerrou um total de 636.248 contas criadas para a promoção do terrorismo desde agosto de 2015 LOIC VENANCE/AFP

O Twitter anunciou nesta terça-feira (21) que suspendeu 376.890 contas acusadas de apologia ao terrorismo da sua plataforma no segundo semestre de 2016. O número representa um aumento de 60% nos últimos meses. O microblog está sob constante pressão para impedir que grupos como o Estado Islâmico (EI) usem a rede social para recrutar novos integrantes.

Especialistas disseram que o Twitter se tornou um veículo para difundir propaganda extremista na internet. O último relatório de transparência da rede social - que abrange o período de 1 de julho a 31 de dezembro de 2016 - mostra que as medidas internas para resolver o problema melhoraram.

O relatório diz que o Twitter encerrou um total de 636.248 contas criadas para a promoção do terrorismo desde agosto de 2015, quando os números começaram a ser rastreados. Em agosto do ano passado, o Parlamento Europeu (PE) acusou o microblog - ao lado do Facebook e YouTube - de conscientemente falhar em combater a promoção do extremismo em seus sites.

LeiaJá também

--> Europa fecha o cerco contra Facebook, Twitter e Google

COMENTÁRIOS dos leitores