Unama seleciona alunos para o game League Of Legends
Coordenação dos cursos da área de tecnologia e computação abre processo seletivo para formar time competitivo
A cultura dos games tem se disseminado muito nos últimos anos no Brasil. Há quem contrate jogadores para competições e eventos realizados ao redor do mundo. No Pará, esse cenário vem se destacando e crescendo cada vez mais. Pensando nesse cenário, o coordenador dos cursos de Rede de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação da Universidade da Amazônia (Unama), Rômulo Pinheiro, abriu vagas para a seleção do time de League Of Legends da instituição.
A iniciativa começou apenas com a intenção de selecionar alguns alunos da universidade para compor o time, mas a procura pelas inscrições foi tão grande que a seleção não teve restrição. “Pra começar eu escolhi um técnico e fizemos uma seletiva no dia 9 de abril. A seleção foi divulgada na internet e pensamos que o time da Unama seria composto apenas por alunos da instituição, mas a aceitação foi tão grande que um público maior acabou comparecendo. Então não deixamos de fora quem tinha um grande interesse e os bons jogadores”, explica o professor Rômulo. Ele ainda conta que a ideia surgiu após ele perceber que esse cenário é muito atrativo, inclusive em Belém. “Eu acabei percebendo que é um mercado que atrai muitos jovens e o público em geral. Vendo diversas notícias eu percebi que os prêmios são muito bons e há uma visibilidade muito grande desse mercado. Comecei a perceber que isso é uma tendência. Além disso, conversei com alguns alunos e percebi que eles gostavam de jogar, e que existia um campeonato em Belém. A partir disso eu resolvi criar o time da Unama pra poder disputar esses jogos”, diz.
A seleção para o time ocorre no dia 9 de abril, em parceria com a Gracom. Cerca de 70 pessoas participaram das provas que envolviam as habilidades práticas dos jogadores. “Fizemos duas etapas de seleção, a dos jogos, avaliando cerca dez pessoas e depois selecionamos quatro para jogarem individualmente. O jogo funciona com dez jogadores, são feitos dois times e esses times se enfrentam dentro do jogo e analisamos a função de cada componente da equipe”, explica Rafael Gonçalves, técnico do time da Unama. A equipe selecionada é composta por sete integrantes: Gian Rocha, Otavio Ribeiro, Victor Lobato, Rogério Alves, Rodrigo Dias, Italo Amaral e Pablo Oliveira.
Para um dos integrantes do time, o estudante Otávio Ribeiro, participar de uma iniciativa dessas dentro do campo acadêmico é algo gratificante. “Pra mim é muito importante uma universidade estar investindo nisso, assim como as universidades estrangeira fazem. Vai ser uma experiência muito boa, até porque eu larguei meu time antigo pra me dedicar à faculdade, pois eu não ia conseguir conciliar as duas tarefas. E ter um time dentro da minha universidade facilita bastante as coisas, é algo muito bacana, até porque vamos poder treinar aqui”, conta. Esse é o segundo time de que o estudante participa. Otávio já participou de campeonatos regionais produzidos pela Hertz One e foi vencedor no Animazon 2105. “Cheguei a participar de campeonatos da liga amadora, que são campeonatos não muito oficiais. Na região Norte, eu já participei do campeonato da Hertz e fui campeão do campeonato que ocorreu no Animazon em 2015”, explicou.
Atualmente o time se prepara para participar do campeonato de League Of Legends organizado pela Hertz One Game Society. Os vencedores ganham prêmios e uma vaga para disputar o campeonato nacional, com um total de 12 times. Várias seletivas irão acontecer, sendo a primeira fase on-line, podendo ser jogada de qualquer lugar. “O mercado de Belém é propício para esse tipo de jogo, as pessoas gostam se sentem atraídas”, conclui Rômulo Pinheiro.