Facebook começa a esconder links que enganam o usuário
Ideia é enfraquecer o uso de manchetes exageradas ou enganosas
O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (17), uma série de atualizações para reduzir o uso de manchetes exageradas ou enganosas, conhecidas como caça-cliques, para melhorar a experiência no feed de notícias e diminuir o impacto da desinformação entre sua comunidade, que já possui 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente.
A rede social diz que vai usar inteligência artificial para identificar frases e termos geralmente usados em manchetes caça-cliques, um trabalho semelhante ao que é feito para filtrar spams em e-mails.
Depois de categorizar milhares de publicações deste tipo, uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de palavras-chave para servir como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link.
"Percebemos que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos caça-cliques, criando uma comunidade mais informada", explica o gerente de produto do Facebook, Greg Marra.
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