Com Taylor Swift, Spotify atinge 140 milhões de usuários
Cantora pop terminou sua briga de três anos com a empresa e decidiu que suas músicas poderiam voltar ao catálogo do serviço de streaming
O Spotify anunciou, nesta quinta-feira (15), que agora tem 140 milhões de usuários, um crescimento de 40% ante o ano passado. Em março, a empresa disse que tinha 50 milhões de assinantes pagantes. O dado surge pouco tempo depois que a cantora pop Taylor Swift terminou sua briga de três anos com a empresa e decidiu que suas músicas poderiam voltar ao catálogo do serviço de streaming.
Nenhum dos materiais da cantora estavam disponíveis no Spotify, o maior serviço de streaming pago do mundo, desde novembro de 2014, devido a uma disputa relacionada ao lançamento do álbum "1989". Taylor Swift queria que a gravação só fosse disponibilizada para usuários pagantes, que geram mais receitas para os artistas. Na época, a empresa argumentou que seu acervo permaneceria livre para todos os ouvintes.
Mas o Spotify alterou sua política recentemente, em abril, para permitir que os artistas restringissem os novos lançamentos aos clientes pagantes. No ano ano passado, a empresa adquiriu a Preact, uma startup que usa ciência comportamental para prever as atividades dos clientes, ajudando companhias a adquirir e reter assinantes, em mais um esforço para aumentar sua base de usuários.
Em comunicado, o Spotify comemorou o número e disse que continuará trabalhando para fornecer uma experiência personalizada aos usuários. "Acreditamos que essas percepções diferenciadas criam experiências inovadoras para nossa audiência, personalizas para os gostos e necessidades dela", diz a mensagem.