Vírus para Android infecta 350 mil celulares no Brasil

Malware chamado CopyCat instala aplicativos fraudulentos no dispositivo

por Nathália Guimarães sex, 07/07/2017 - 10:41
Reprodução Dispositivos infectados ainda podem ser afetados pelo CopyCat Reprodução

Pesquisadores da empresa de segurança digital Check Point identificaram um malware que infectou 14 milhões de dispositivos Android, sendo que 395 mil deles estão localizados no Brasil. O vírus, chamado CopyCat, registrou seu pico de infecções entre abril e maio de 2016, mas as informações só vieram à tona nesta quinta-feira (6).

Os pesquisadores acreditam que a campanha se espalhou através de aplicativos populares disponíveis em lojas não oficiais. Não há evidências de que o CopyCat foi distribuído na Google Play. Os especialistas estimam que o malware gerou US$ 1,5 milhão em receitas para o grupo que está por trás de seu desenvolvimento.

Basicamente, a fraude usa tecnologia de ponta para substituir os anúncios exibidos em outros aplicativos e, desta forma, roubar a receita que deveria ser remunerada ao desenvolvedor da ferramenta. Após a infecção, o CopyCat permite que os hackers obtenham o controle total do dispositivo, deixando o usuário indefeso.

Mas isso não é tudo. O CopyCat também instala aplicativos fraudulentos no dispositivo infectado. Essas atividades geram grandes quantidades de lucros para os criadores do vírus, informaram os pesquisadores, dado o extenso número de aparelhos afetados.

Em março de 2017, o Check Point informou o Google sobre o funcionamento do malware. A empresa, então, conseguiu neutralizar o vírus. Mas, segundo os pesquisadores, os dispositivos infectados ainda podem ser afetados pelo CopyCat.

LeiaJá também

--> Golpe no WhatsApp promete vaga de emprego no Carrefour

COMENTÁRIOS dos leitores