Novidade do YouTube educa usuários contra o terrorismo

Rede social anunciou o lançamento de um novo método para combater as buscas por vídeos que exaltem o terrorismo

por Nathália Guimarães sex, 21/07/2017 - 11:02
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo YouTube, que pertence ao Google Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A luta digital do YouTube contra o extremismo acaba de ganhar mais uma ferramenta. Isso porque a rede social de propriedade do Google anunciou o lançamento de um novo método para combater as buscas por vídeos que exaltem o terrorismo. A solução? Redirecionar automaticamente estes usuários para listas de reprodução com conteúdos antiterroristas.

O funcionamento da nova ferramenta é simples. Quando um usuário pesquisar por palavras-chave que o levem a vídeos em que o terrorismo seja mostrado como algo positivo, ele será direcionado para listas de reprodução com conteúdos que digam justamente o contrário. Usando essa estratégia, o YouTube quer evitar que grupos como o Estado Islâmico (EI) consigam recrutar novos membros.

A rede social realizou pesquisas para entender como como grupos extremistas usam a tecnologia para recrutar novos membros. Com base nisso, criou o método que afasta as pessoas da propaganda extremista violenta as orienta para o conteúdo que confronta essa ideologia.

O YouTube disse que está planejando expandir a funcionalidade de redirecionamento para idiomas que não sejam ingleses, usando o aprendizado da máquina para atualizar dinamicamente os termos da consulta de pesquisa. Além disso, a plataforma já avisou que desativará os comentários em vídeos que pregam o terrorismo e os tornará inelegíveis para recomendações.

LeiaJá também

--> Crianças são enganadas ao assistirem anúncios no YouTube

--> YouTube fecha o cerco contra o conteúdo extremista

COMENTÁRIOS dos leitores