Adobe anuncia fim do plugin Flash Player

Apesar do fim desse projeto, a instituição afirma que pretende desenvolver e acompanhar o avanço tecnológico neste segmento

por Caroline Nunes ter, 25/07/2017 - 18:37
Espen Klem/Flickr Programa já vem instalado em vários computadores Espen Klem/Flickr

A empresa Adobe anunciou hoje (25) que não irá dar continuidade ao plugin Flash Player. “Nós vamos parar de atualizar e distribuir o Flash Player no final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para esses novos formatos”, disse a organização em nota oficial.

A Adobe diz que padrões abertos, como HTML5, WebGL e WebAssembly, ficaram mais sofisticados ao longo dos anos , fato que facilitou a substituição e exclusão do plugin. Entretanto, a empresa afirma que pretende desenvolver e acompanhar o avanço tecnológico neste segmento. “A Adobe também permanecerá na vanguarda e irá liderar o desenvolvimento de novos padrões da web e participará ativamente do seu avanço. Isso inclui continuar com a contribuição com o padrão HTML5 e a participação no grupo da comunidade WebAssembly”.

O plug-in Flash foi lançado em 1996 pela FutureWave e originalmente carregava o nome Shockwave. A empresa foi adquirida no mesmo ano pela Macromedia, que em 2005 viria a ser comprada pela Adobe.

O que é? - O plugin é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos não presentes na linguagem HTML, já vem incluído em alguns navegadores, como o Chrome, e é muito utilizado para serviços de vídeo.

COMENTÁRIOS dos leitores