Falha de segurança afeta quase todas versões do Android
Falha confunde usuários e permite que cibercriminosos executem ações no smartphone da vítima
A empresa de segurança Palo Alto Networks publicou um alerta, nesta quinta-feira (7), comunicando que especialistas da companhia descobriram uma brecha de segurança no Android que atinge quase todas as versões do sistema operacional, exceto pelo recém-lançado Android 8.0 Oreo. A falha permite que aplicativos criem telas falsas, confundindo os usuários e dando espaço para a ação de cibercriminosos.
Com este novo ataque de sobreposição, o malware pode atrair os usuários para habilitar o serviço de acessibilidade do Android e conceder aos cibercriminosos o privilégio do administrador de dispositivos ou executar outras ações perigosas.
Se esses privilégios forem concedidos, vários ataques podem ser lançados no dispositivo, incluindo roubar credenciais, instalar aplicativos silenciosamente e bloquear o dispositivo para posterior pedido de resgate, ação similar a ataques do tipo ransomware.
Segundo os especialistas, a brecha burla os sistemas de defesa nativos do Android, que normalmente impede que aplicativos usem a sobreposição de tela. O recomendado é que todos os usuários do sistema operacional atualizem seus dispositivos o quanto antes e não instalem apps de fontes desconhecidas.
LeiaJá também
--> Novo golpe do WhatsApp promete pacote de internet gratuito