Prefeitura de São Paulo começa a usar informações do Waze
Parceria permite acesso às informações do aplicativo para agilizar acionamento de serviços de emergência e manutenção na cidade
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo assinou um acordo de parceria com o aplicativo de navegação por satélite Waze, de propriedade do Google. A partir de hoje (21), a CET terá acesso a todas as informações coletadas na cidade. A iniciativa tem como objetivo melhorar o trânsito e a manutenção do sistema viário, monitorando semáforos e acidentes em tempo real, de acordo com as notificações dos usuários do aplicativo.
Atualmente, a CET consegue fiscalizar eletronicamente 1,5 mil semáforos em tempo real, porém, a cidade conta com 6,4 mil dispositivos. Os 4,9 mil restantes só são reparados quando há um chamado ou notificação de motoristas, através do telefone 1188 ou do site da CET. A prefeitura do Rio de Janeiro já se utiliza desse tipo de acordo para ajudar na manutenção dos equipamentos. O Waze vai disponibilizar um alerta especial no menu “Perigo” para que os motoristas possa avisar sobre os semáforos inoperantes. A empresa anunciou que também haverá uma campanha no aplicativo para incentivar o uso desta ferramenta.
Segundo o Google, a cidade de São Paulo é a que concentra o maior número de usuários ativos do aplicativo no mundo, como 3,5 milhões de pessoas percorrendo mais de 500 milhões de quilômetros por mês. "O trânsito é uma questão global e cada cidade tem seus problemas relacionados a infraestrutura. Nosso papel, como um aplicativo de navegação, é ajudar nossos usuários a gastar menos tempo no trânsito e compartilhar nossas ideias com cidades e parceiros para ajudá-los a melhorar a mobilidade urbana", disse André Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil.