Descoberta grave falha de segurança nas redes Wi-Fi

Hackers podem se aproveitar da brecha para roubar dados de cartão de crédito e senhas

por Nathália Guimarães seg, 16/10/2017 - 12:34
LeiaJáImagens/Arquivo Vulnerabilidade afeta uma série de sistemas operacionais e dispositivos LeiaJáImagens/Arquivo

O protocolo de segurança usado para proteger a grande maioria das conexões Wi-Fi possui uma grave falha, que pode expor potencialmente o tráfego de internet de milhões de pessoas a espiões, de acordo com o pesquisador que descobriu a brecha.

O especialista da Universidade Católica de Leuven, Mathy Vanhoef, descobriu a falha no protocolo de segurança sem fio WPA2 e divulgou os detalhes na manhã desta segunda-feira (16). Segundo ele, os hackers podem usar a brecha para ler informações que deveriam estar criptografadas.

"Isso pode ser usado para roubar informações confidenciais, como números de cartão de crédito, senhas, mensagens de bate-papo, e-mails, fotos e assim por diante", informou o especialista, em um relatório.

O especialista enfatizou que o ataque funciona contra todas as redes Wi-Fi modernas protegidas. Dependendo da configuração da conexão, também é possível injetar e manipular dados. Por exemplo, um invasor pode ser capaz de infiltrar um vírus em uma conexão doméstica.

A vulnerabilidade afeta uma série de sistemas operacionais e dispositivos, segundo o relatório, incluindo Android, Linux, Apple, Windows, OpenBSD, MediaTek, Linksys e outros.

O grupo internacional Cert, com sede na Universidade Carnegie Mellon, disse que informou as empresas de tecnologia sobre falha em 28 de agosto, o que significa que a maioria teve cerca de um mês e meio para implementar uma solução.

Em resposta, o Google informou que corrigirá qualquer dispositivo afetado nas próximas semanas, a Microsoft, por sua vez, disse que lançou uma atualização de segurança para resolver o problema. A Apple não se posicionou sobre o caso.

LeiaJá também

--> Site pornô Pornhub sofre ataque hacker e expõe usuários

COMENTÁRIOS dos leitores