Golpe usa jogo Minecraft para enganar usuários do Android

Campanha maliciosa teve como foco principal os usuários EUA, mas os brasileiros também foram afetados

por Nathália Guimarães qui, 19/10/2017 - 11:03
Divulgação/Microsoft Popular jogo ''Minecraft'' está sendo utilizado como isca para infectar smartphones com o sistema Android Divulgação/Microsoft

O popular jogo "Minecraft" está sendo utilizado como isca para infectar smartphones com o sistema Android. A Symantec, empresa especializada em segurança digital, encontrou oito aplicativos relacionados ao game dentro da loja Google Play que oferecem riscos ao usuário. Os softwares maliciosos tiveram como foco principal os EUA, mas o Brasil também foi afetado.

Os aplicativos em questão ofereciam conteúdo para ser utilizado no "Minecraft: Pocket Edition", a versão para smartphones do game. No entanto, ao baixá-los acreditando que poderia conseguir vantagens, a vítima na verdade era infectada com um malware que executa silenciosamente tarefas e comandos em seu celular.

"Até agora identificamos pelo menos oito desses aplicativos, com uma base de instalação variando de 600 mil a 2.6 milhões de dispositivos. Este malware aparece principalmente visando usuários nos Estados Unidos, mas também tem presença na Rússia, Ucrânia, Brasil e Alemanha", informou a empresa, em um post de blog.

Em alguns testes feitos pela Symantec, foi detectado que esses programas maliciosos tinham práticas aparentemente destinadas a gerar receita com publicidade em anúncios. Segundo a empresa, a Google Play foi notificada sobre o problema no dia 6 de outubro, e os aplicativos maliciosos já não estão mais disponíveis na loja do Android.

LeiaJá também

--> Descoberta grave falha de segurança nas redes Wi-Fi

COMENTÁRIOS dos leitores