Google cria serviço para ajudar a proteger informações
Acesso criptografado a contas promete auxiliar jornalistas e profissionais que precisam manter dados confidenciais na nuvem
O Google lançou uma ferramenta que promete garantir uma camada a mais de segurança para os jornalistas e outros profissionais que precisam garantir sigilo de fontes e trabalham com dados confidenciais. O Programa de Proteção Avançada garante proteção dos dados e tem como público-alvo, além dos jornalistas, comitês de campanhas eleitorais, defensores dos Direitos Humanos, ativistas do meio ambiente e membros da sociedade civil que trabalham com qualquer tipo de assunto delicado.
A adesão ao programa tem um custo inicial de até US$ 70 (cerca de R$ 230), que exige a compra de duas chaves criptografadas, que são uma espécie de pen drive com as informações de acesso à conta e um token como os que são utilizados por bancos, além do cadastro da conta no serviço de login em duas etapas do próprio Google, este último é gratuito e está disponível para todos os usuários de contas da empresa.
Esse tipo de acesso vai impedir que hackers e propagadores de phishing consigam acesso às contas protegidas por esses dispositivos (token e chave criptografada), mesmo que disponham do computador usado para acessar o e-mail. De acordo com a página oficial da empresa que explica o recurso, os itens de segurança serão constantemente atualizados e receberão upgrades que melhorarão o nível de segurança dos usuários deste tipo de conta.