Facebook retira filtro de anúncios temporariamente

Rede Social vai investigar denúncias de que ferramenta que direciona propaganda a grupos específicos estaria sendo racista

por Wagner Silva qui, 30/11/2017 - 16:09

Um ano após a descoberta de um mecanismo que escolhia os anúncios dispostos na timeline dos usuários de acordo com sua etnia, o Facebook anunciou que vai desabilitar temporariamente o filtro. Segundo comunicado oficial da empresa, a alteração se deve à investigação interna que será conduzida para avaliar se o uso desse tipo de recurso pode levar os robôs que organizam as propagandas a adotar práticas racistas.

“Até termos certeza que nossas ferramentas não estejam sendo usadas de forma inapropriada, estamos desabilitando a opção que permite aos anunciantes excluir grupos étnico-raciais do alcance das propagandas” disse o comunicado oficial da empresa, repassado ao jornal USA Today.

Segundo o Facebook, outros estudos serão conduzidos para melhorar a ferramenta no sentido de direcionar melhor os conteúdos para outros grupos, como a comunidade LGBT e grupos religiosos.

Quando foi revelado pela ProPublica, agência independente de notícias, o porta-voz da rede social admitiu que havia discrepâncias entre as políticas de privacidade do site e a lei americana. Após a investigação, os técnicos vão reabilitar o filtro de audiência para os anúncios.

COMENTÁRIOS dos leitores