Homem não posta fotos de seu rosto na internet há 25 anos
Hirshon diz que regularmente vasculha a internet à procura de imagens em que apareça seu rosto
Um homem ficou conhecido na internet por se recusar a publicar fotos de seu rosto. Jonathan Hirshon, que é profissional de relações públicas, diz que conseguiu ficar anônimo online nos últimos 25 anos. Segundo informações da BBC, ele tem mais de 3 mil amigos no Facebook e atualiza regularmente seu perfil com informações pessoais, mas nenhuma delas possui uma imagem de sua face.
"Decidi compartilhar tudo sobre mim, exceto meu rosto. Meu rosto é minha essência de individualidade, e eu me recuso a renunciar à última informação identificável que posso controlar", explica, em entrevista à BBC.
Segundo ele, a internet é o lugar menos anônimo do mundo. "Atualmente usamos as redes sociais como um serviço totalmente gratuito, que ganha dinheiro publicando anúncios direcionados a nós, porque eles (empresas de mídia) sabem bastante sobre nós", afirma.
"A privacidade é uma ilusão - a realidade é que, ao atravessar a internet, você deixa vestígios de você em todos os lugares", complementa. É por isso que há 25 anos, ainda na infância, ele fez a decisão de manter fotos de seu rosto fora da web.
Hirshon diz que regularmente vasculha a internet à procura de imagens em que apareça seu rosto, mas em 25 anos encontrou apenas duas. Ambas foram publicadas no Twitter após palestras suas na Sérvia e na Croácia.
"Nos dois casos, encontrei amigos bilíngues que me ajudaram a traduzir minha mensagem pedindo respeitosamente para os donos dos perfis tirarem a foto do ar. Ambos ficaram felizes em ajudar e se desculparam pelo erro", conta.
LeiaJá também
--> Oito em cada 10 sites rastreiam o que você faz na internet